Brasagens

Brasagem em forno contínuo - União de vários componentes através da junção de metais em atmosfera e temperatura controlada.

É o método adequado para produção em larga escala de peças brasadas.

Processo de junção que permite a construção de peças através da união de vários componentes. Esta união é feita por um metal de adição que, aliado a um bom projeto de juntas, irá conferir propriedades como resistência mecânica e vedação nas junções entre componentes. No processo ocorre a fusão apenas do metal de adição empregado, preenchendo as junções por efeito capilar, dentro de um ambiente adequado quanto à atmosfera e temperatura.

Os materiais de adição são selecionados em função dos materiais de base a serem unidos e das propriedades esperadas do processo. Os materiais de base variam desde:

  • Aços ao carbono, inoxidáveis, fundidos e etc;
  • Metais não-ferrosos : alumínio, latão, cobre e bronze;
  • Cerâmicos : nitretos, óxidos, grafites e etc.

Utiliza-se de fornos contínuos, principalmente em processos industriais, visando a garantia de alta produtividade e repetibilidade de qualidade. Em fornos contínuos o processo ocorre a temperaturas que dependem do material de base, variando de 450 a 1250 ºC, mas sempre acima de 450 ºC que é o limite inferior de classificação do processo.

As principais vantagens de brasagem em fornos contínuos sobre as demais alternativas de processo de brasagem ou alternativas para junção de metais são:

  • Podem-se unir diversos pontos simultaneamente durante o processo;
  • Atende a prazos muito menores de produção em relação a alternativas como junções mig, “junções prata” e outros;
  • O aspecto das peças brasadas após o processo é limpo e isento de resíduos, adequado para posteriores revestimentos como zincagem, niquelação ou cromação;
  • Ocorre simultaneamente ao processo uma normalização sob atmosfera que facilita operações posteriores como dobras e calibrações;

Resumidamente, para as peças produzidas em fornos contínuos, pode-se obter melhor atendimento, com a qualidade esperada, a custos menores se comparados a demais alternativas e processos de junção.


Vantagens de processo de junção por brasagem

Brasagens